A implementação do pool de servidores de cluster dentro do Oracle VM difere dependendo se os servidores Oracle VM usados no pool de servidores são baseados em um sistema x86 ou arquitetura SPARC, no entanto, o comportamento de um cluster de servidor piscina e da forma em que está configurado dentro do Oracle VM Manager é em grande parte sem costura, independentemente da plataforma utilizada. Isto significa que pool de servidores cluster é feita automaticamente pela Oracle VM Manager assim que você ativá-lo para um pool de servidores, contanto que os requisitos necessários sejam cumpridos para permitir que o agrupamento de ter lugar.

                                                           

Oracle VM trabalha em conjunto com o Oracle OCFS2 para fornecer acesso compartilhado a recursos pool de servidores que residem em um sistema de arquivos OCFS2. Este recurso acesso compartilhado é crucial na implementação de alta disponibilidade (HA) para máquinas virtuais em execução nos servidores Oracle VM que pertencem a um pool de servidores com cluster ativado.

OCFS2 é um sistema de arquivos de cluster desenvolvido pela Oracle para Linux, que permite que vários nós (servidores Oracle VM) para acessar o mesmo disco ao mesmo tempo. OCFS2, que fornece desempenho e HA, é utilizado em muitas aplicações que estão com reconhecimento de cluster ou que têm uma necessidade de instalações do sistema de arquivos compartilhados. Com o Oracle VM, OCFS2 garante que os servidores Oracle VM pertencente ao mesmo servidor de acesso à piscina e modificar recursos nos repositórios compartilhados de uma maneira controlada.

O software OCFS2 inclui o sistema de arquivos do núcleo, que oferece as interfaces do sistema de arquivos padrão e semântica comportamental e também inclui um componente que suporta o recurso de cluster de disco compartilhado. O componente de disco compartilhado reside principalmente no kernel e é referido como a pilha de cluster O2CB. Inclui:

Uma pulsação disco para detectar servidores ao vivo

Um batimento cardíaco rede para comunicação entre os nós

A Distributed Lock Manager (DLM), que permite que os recursos disco compartilhado para ser bloqueado e liberado pelos servidores no cluster

OCFS2 também oferece várias ferramentas para examinar e resolver os componentes OCFS2. Para obter informações detalhadas sobre OCFS2, consulte a documentação OCFS2 em:

http://oss.oracle.com/projects/ocfs2/documentation/